top of page

COMO USAR MÓVEIS ANTIGOS NA DECORAÇÃO



O uso de móveis antigos é um traço da decoração contemporânea, assim como a mistura de estilos. Em países milenares, como Portugal, existe uma grande quantidade de mobiliário de outras épocas, passados de geração à geração. Se você aprecia, ou recebeu de herança, mas não quer que a casa fique com cara de museu, aqui vão algumas dicas:


Os móveis que vão até o período art nouveau, em seus estados originais, são muito rebuscados, têm muito detalhes e entalhes e são escuros. Apesar de lindos, pesam muito se usados em excesso. A primeira sugestão é torná-los mais leves nos ambientes.



Há duas maneiras de trazê-los para para a atualidade.

Uma, é quando a opção é manter a forma original. Nesse caso, é necessário restaurar e, de preferência, lixar de modo que fiquem na cor natural da madeira. Pode aplicar brilho ou apenas uma cera para protegê-lo.

Ao usar o móvel na forma original, o menos é mais. Um ou dois móveis, no máximo, em um espaço. Faça uma mistura equilibrada com outros modernos, de linhas retas e poucas curvas. Poucas peças antigas dão um ar de sofisticação!




Não é um charme ter uma peça de época em um ambiente contemporâneo?


A outra maneira que produz belos resultados estéticos é atualizá-los com pinturas coloridas, laca, pátina, entre outros. Use a criatividade e se inspire nessas ideias.









Uma exceção são os móveis art déco. Suas características marcantes, como linhas retas, poucas curvas e traços geométricos, os tornam atemporais. Neste caso, pode usar à vontade, tanto na forma original, como repaginado, que sua casa nunca vai parecer "velha".



Se inspire na galeria:


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page