top of page

QUARTO INFALTIL MONTESSORIANO

O objetivo do Método Montessori, desenvolvido pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori é unir o mundo externo e interno da criança, tudo que a rodeia e tudo o que acontece dentro dela, de forma que ela tenha liberdade e autonomia de criar, descobrir, experimentar, aprender de forma espontânea e no seu próprio ritmo. E que ela expresse a sua personalidade e desejos, criando seu próprio estilo de aprendizado, de forma leve e feliz.

Projeto de Nayara Macedo


É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

O quarto, especialmente nos primeiros anos de vida, pode contribuir muito com a formação e aprendizado porque o espaço é adaptado às suas necessidades, onde poderão circular livremente e em segurança.

Um dos princípios fundamentais é que tudo fique na altura dos miúdos para que possam explorar o espaço sem depender da ajuda dos pais.


Camas baixinhas, mesas pequenas e estantes ao alcance das mãos são alguns dos itens fundamentais para estimular a autonomia e a liberdade.

A seguir esta filosofia, os brinquedos devem estimular a imaginação e estar dispostos em estantes baixas ou em caixas sem tampas para que as crianças possam tirá-los à vontade. Cabe aos pais impor as regras de convívio e organização.

A cama baixa, em formato lúdico, como o de casinha ou de carrinho, deve ser o primeiro item da lista de decoração.

Recomenda-se a retirada do berço a partir do momento em que a criança consiga subir e descer de uma cama rente ao chão.

Para estimular a leitura, além dos brinquedos, os livros também devem ficar à mostra, pois é na primeira infância que este hábito é desenvolvido. Com os livros ao alcance, os pequenos podem folheá-los sozinhos. Um cantinho de leitura confortável seria o ideal.

Na altura da criança também deve ter um espelho para que ela comece a reconhecer sua própria imagem.

Uma barra de apoio, por exemplo, auxilia os bebés que estão a dar os primeiros passos.

O uso de tapetes, de preferência de plástico e laváveis, no quarto, é fundamental para haver uma maior experiência sensorial no espaço.

É importante ter um espaço para pendurar os desenhos que elas fazem como forma de valorização e estímulo.

Acima da mesa, uma placa imantada para pendurar desenhos


Outro ponto a ser considerado é delimitar a área para brincadeiras e estudos.


Pense em objetos que estimulem a criatividade como rolos de papel ou paredes de lousa que permitam que os pequenos desenhem à vontade.

A segurança integra a concepção geral. Todos os itens devem ser bem fixados às paredes para não haver risco de lesões.

As tomadas devem ter altura mais alta ou até mesmo um protetor dedicado. Outra opção mais simples é deixá-las escondidas atrás dos móveis.

As quinas dos móveis podem representar um perigo sério aos pequenos. Uma opção é usar um protetor de quina que pode ser encontrado facilmente ou mobiliário com formato arredondado.

O protetor lateral na cama evita que a criança caia durante o sono.


A beleza também é importante. Almofadas, papéis de parede e luminárias são alguns itens que ajudam.



Para ativar a percepção visual da criança as cores têm um papel importante. Porém, sem exageros para não atrapalhar o sono e a tranquilidade.

É importante ter uma área livre no centro para a criança brincar sem medo.

Porém, a decoração do quarto montessoriano deve ser modificada conforme o crescimento dos miúdos.


Vaja outras inspiração na galeria:


Comments


bottom of page