ORGANIZE SEU ATELIER
- Veronica Fraga
- 20 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2022
Seja profissionalmente ou como hobby, muita gente gosta de fazer trabalhos manuais. Há uma infinidade
deles: pintura, costura, bijuteria, cerâmica, artesanato em geral...São práticas muito saudáveis. Terapias ocupacionais sempre diminuem a ansiedade e ajudam a por a mente nos trilhos.
O problema é que essas atividades são muito propícias à desorganização pela quantidade de itens que exigem. Muitos tubos de tinta, pinceis, botões, miçangas, retroses de linha ou lã, uma variedades de papéis, tecidos e ferramentas...Ufa! A facilidade com que os elementos vão se amontoando e se perdendo é impressionante!
Para ter um melhor rendimento no trabalho e não enlouquecer, a organização é fundamental.
Devemos levar em conta as seguintes premissas na hora de organizar:
Ter um espaço exclusivo - nem que seja um cantinho - para o trabalho (não dá para misturar, no mesmo local, material de pintura, por exemplo, com kit de primeiros socorros);
Iniciar com um descarte de tudo o que não precisa mais;
Setorizar e separar os objetos por categorias, cores e função;
Ter organizadores para cada tipo de material (cada coisa em seu lugar).
Quando usar caixas, identificar seus conteúdos;
Os objetivos são:
Ter tudo à mão;
Poder visualizar todos os itens;
Saber onde cada um está;
Facilitar o acesso a cada um.
Ganhar de tempo, que normalmente se perde ao ficar procurando;
Ter a mente focada exclusivamente no trabalho (produção e criatividade).
Então, vamos às dicas e ideias de organização.
Se puder começar com um projeto sob medida de marcenaria, elaborado por um designer ou organizador de interiores, melhor. Mas, como nem todo mundo pode, é possível encontrar móveis prontos que cumprem bem a função. Simples prateleiras, muitas vezes resolvem. Assim como pallets, vidros e outros itens reciclados. A ideia é que qualquer pode organizar seu atelier.

Na foto acima, o destaque vai para o uso do pegboard (painel perfurado), um dos maiores aliados nesse tipo de organização. São placas de madeira ou metal com furinhos que permitem a colocação vários tipos de ganchos e suportes para ordenar de acordo com as necessidades, aproveitando o espaço aéreo.

No pegboard acima há retroses de linhas, canetas, pincéis, fitas, tesouras e muito mais. Tudo agrupado por cores e outras categorias.

Alguns já vêm com acessórios:

Veja abaixo o mesmo em uso:

O video-turorial de organização e montagem de pegboard é bem interessante:
Há também outros tipo de suportes, como os nichos estreitos. Até sapateiras podem se tornar ótimos organizadores de atelier por terem pouca profundidade.



Ás vezes, basta prender palitos e ripas em nichos que já podem ser comprados prontos.


Estante Billy da IKEA
Juntar estantes estreitas, com tipos de prateleiras e organizadores variados, podem proporcionar excelentes resultados:

Para quem trabalha com tecidos, uma forma simples de organizá-los é enrolando-os em retângulos de plástico ou de papelão, dispostos em pé, em prateleiras. Deve separá-los por tipo, por cor, ou outra categoria que facilite a classificação. Basta pegar uma pasta arquivo de papelaria e recortar cada lado para se obter um retângulo para cada tecido. É importante que fiquem do mesmo tamanho.

Há outras ideias, inclusive o uso de toalheiros do tipo abaixo:

E as pastas suspensas de móveis-arquivo:

Armazenar papéis diferentes um em cima do outro não funciona. Desse jeito é difícil encontrar o que se quer. O mesmo serve para revistas e outros objetos. O ideal são estantes com prateleiras finas que permitem empilhar papeis do mesmo tipo e cores e separar uns dos outros.

E para quem usa rolos:



Quanto se trata de miudezas, como miçangas, alfinetes e botões, há várias possibilidades: potes de vidro, organizadores de bijuterias... Já pensou em usar porta-temperos giratórios?

Ou esses imantados?

Tampas de potes de vidro podem ser presas, com parafusos, numa régua de madeira ou em um prateleira. Depois é só encher os potes e enroscá-los. Muito prático!


Outras ideias:


Organizadores de gavetas:


Se houver espaço suficiente, tente usar a mesa de trabalho no centro, como uma ilha, para que tudo fique mais acessível:



E o carrinho Craft, com rodízios, da IKEA, que muita gente conhece? Veja como pode ser usado como ótimo organizador!

Por causa dos rodízios e do tamanho, pode ser movido de um lado para outro.

Eles são perfeitos para separar tudo o que você irá usar no dia de trabalho. Depois, é só guardar cada item em seu lugar.
Inspire-se na galeria com outras ideias bacanas que selecionei:
O céu é o limite para as ideias! Gostaram? Então, mãos à obra!!!
Comentarios